Memória da Esgrima Brasileira

Uma ferramenta para a comunidade da esgrima brasileira viabilizada por meio de parceria entre o Instituto Touché, Espaçolaser e Confederação Brasileira de Esgrima. Contribua você também, compartilhe conosco as suas histórias na esgrima!

Memória da Esgrima Brasileira:

O Instituto Touché, em parceria com a Confederação Brasileira de Esgrima, apresenta o Projeto Memória da Esgrima Brasileira, que tem o objetivo de resgatar e preservar a história da modalidade no Brasil.

Desde sua fundação, o Instituto Touché tem constituído, organizado e conservado um dos maiores acervos históricos do Brasil sobre a esgrima. O acervo físico conta com mais de 1000 itens que, de diferentes formas, contam a história da esgrima no mundo e no Brasil.

De forma colaborativa, atletas, dirigentes e estudiosos da modalidade também contribuíram com filmagens e registros fotográficos, contando suas histórias, trajetórias, principais conquistas e dificuldades. Certamente nos sobram relatos de atletas e dirigentes brasileiros que, ao longo do tempo, participaram de grandes eventos, acumularam experiências e conhecimento e, assim, construíram a esgrima brasileira.

Ao disponibilizar o acervo virtual, o Projeto Memória da Esgrima Brasileira busca inspirar as gerações futuras, de maneira que, a partir de um olhar sobre a história e as origens da esgrima no Brasil, possamos compreender o presente e sonhar com as próximas conquistas.

O Projeto Memória da Esgrima Brasileira também busca oferecer base para a ampliação de estudos por parte da comunidade científica e também dar o merecido reconhecimento a todos que viveram e construíram essa história.

O Instituto Touché se coloca à disposição para a realização de novas parcerias com entidades administrativas do esporte, entidades de prática, atletas, ex-atletas e amantes da modalidade para a continuidade do Projeto Memória da Esgrima Brasileira. Nossa plataforma estará em constante atualização e aberta para novas contribuições.

Agradecemos a todos os colaboradores e esperamos que desfrutem do trabalho!