Visão Social

O direito à educação, ao esporte, ao lazer e à cultura é fundamental para que as crianças e adolescentes se desenvolvam de forma integral. O Instituto Touché acredita no esporte como fator de desenvolvimento humano e tem orgulho de integrar a Rede Esporte pela Mudança Social – REMS, que busca trazer visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte e que inspira pessoas, instituições e governos para a promoção de saúde, desenvolvimento humano, ética e cidadania.

Com uma população estimada de mais de 211 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Brasil apresenta uma enorme desigualdade socioeconômica que se reflete também na disponibilidade e acessibilidade às práticas esportivas. Na esgrima a situação se repete, estando a prática do esporte restrita na maioria das vezes aos grandes clubes ou associações privadas, o que inviabiliza a vivência e prática para grande parcela da população.

O Instituto Touché pretende contribuir para a mudança desse cenário. Tendo a esgrima como atividade sócio-desportiva-educacional, buscamos difundir a modalidade e contribuir para a iniciação e desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio da prática desportiva orientada, de forma a promover a inclusão social, além do desenvolvimento de elementos psicológico-emocionais, sociais e físico-motores.

Dentre nossos fundadores, temos o atleta Fernando Scavasin, que possui uma história que gostaríamos de replicar. Filho de pais separados desde os 3 anos de idade, estudou em escolas públicas, em determinado momento viveu em uma ocupação de moradores sem-teto, entrou na esgrima por via de um projeto social no Ginásio do Ibirapuera, obteve destaque e foi chamado para defender o Esporte Clube Pinheiros, onde construiu o restante de sua carreira desportiva, tornou-se atleta olímpico e benemérito do clube. A esgrima lhe trouxe oportunidades que, agora, o Instituto busca proporcionar às novas gerações.

Com essa visão e história, o Instituto Touché considera a escola como um um ambiente essencial para estimular descobertas, ampliar experiências pessoais, culturais, sociais e educativas, que se dão por meio de propostas com intencionalidade definida, em que as crianças possam desenvolver suas potencialidades, ampliar suas percepções de mundo e conhecer seu papel como cidadãs. Por essa razão, o Instituto Touché escolheu o ambiente escolar para atuar com mais energia e foco. Trabalha com os alunos dentro da própria estrutura da escola, levando atividades relacionadas à esgrima para turmas de crianças e adolescentes, de maneira a oferecer propostas positivas e produtivas para o desenvolvimento pessoal, contribuindo para a melhoria da autoestima, enriquecendo suas experiências com os benefícios do esporte, de modo que possuam mais recursos, se sintam mais capazes, empoderadas e integradas socialmente.