Instituto Touché

Instituto Touché

Instituto Touché https://institutotouche.org.br/wp-content/themes/fildisi/images/empty/thumbnail.jpg 150 150 Redação Redação https://secure.gravatar.com/avatar/a9c82484ddc8f7aed43e31b2178c0d99?s=96&d=mm&r=g

Instituto Touché

O Instituto Touché foi idealizado pelos atletas renomados da esgrima brasileira Fernando Scavasin e Heitor Shimbo após anos de estudos e visitas aos principais polos mundiais da modalidade. Fernando é atleta Olímpico (Rio 2016), medalhista nos Jogos Pan-Americanos (2011 e 2015), medalhista no Campeonato Mundial Militar (2010) e possui mais de 17 anos de equipe adulta brasileira adulta. Heitor é medalhista nos Jogos Pan-Americanos (2011 e 2019), medalhista de Copa do mundo Satélite (2015), Medalhista de Jogos Sul-Americanos (2002, 2006, 2010 e 2018); e está há mais de 18 anos na equipe brasileira principal.

A fundação do Instituto ocorreu no dia 29 de maio de 2017 e contou com a presença de Fernando Augusto Dias Scavasin, Heitor Shimbo Carmona, Fabiana Voltan Mathias, Elton Shimbo Carmona, Regiane Moledo Koga e Yuzo Koga, que foi escolhido como o primeiro presidente.

Nossa missão é popularizar a esgrima, formando alunos por meio de estímulos de habilidades motoras, técnicas, táticas e comportamentais, tendo como valores a ética, educação, excelência, comprometimento, simplicidade e respeito pelas individualidades.

Nossos pilares são: o desenvolvimento do indivíduo utilizando os conceitos presentes na carta olímpica; a popularização do esporte através de metodologia criada por seus fundadores após mais de 10 anos de estudo em 35 países do mundo; a captação de talentos como fruto do incremento da quantidade e qualidade de alunos; e a sustentabilidade financeira, uma vez que visamos o cumprimento e continuidade de nossa missão social.

O Instituto está alicerçado em um projeto de longo prazo de desenvolvimento e popularização da modalidade no Brasil, que engloba diferentes aspectos e etapas de evolução, abrangendo a construção e implementação de metodologia de treinamento em esgrima, a formação de professores, o fomento à indústria nacional e o resgate e a preservação da memória da esgrima.

Entre as ações já desenvolvidas, estão a implementação de prática de esgrima em colégios do estado de São Paulo, a realização de curso de formação de professores, o desenvolvimento de equipamento para a prática doméstica de esgrima, feito de material reciclável (Esgrimapet) e oferecimento de aulas virtuais gratuitas da modalidade.

Fonte: Instituto Touché