Delegações e medalhas das equipes brasileiras em Jogos PanAmericanos

Delegações e medalhas das equipes brasileiras em Jogos PanAmericanos

Delegações e medalhas das equipes brasileiras em Jogos PanAmericanos https://institutotouche.org.br/wp-content/themes/fildisi/images/empty/thumbnail.jpg 150 150 Redação Redação https://secure.gravatar.com/avatar/a9c82484ddc8f7aed43e31b2178c0d99?s=96&d=mm&r=g

Segue link com o dashboard de medalhas e resultados das equipes brasileiras de todos os Jogos Panamericanos

Obs: O Dashboard possui duas páginas, no canto esquerdo inferior tem a opção para mudar de página

Dashboard – página 1

Tabela de dados – página 2

https://institutotouche.org.br/wp-content/paginas/jogospan.html

O Instituto Touché, com a parceria da Espaçolaser, acaba de disponibilizar no portal “Memória da Esgrima Brasileira” o dashboard com os resultados das delegações e a relação de medalhistas brasileiros na esgrima em todos os jogos Pan-Americanos.

O presente trabalho foi construído a partir da reunião de dados da Associação Brasileira de Esgrimistas, Confederação Pan-Americana de Esgrima, Atlas do Esporte no Brasil e Instituto Touché, contando com o grande empenho de: Heitor Shimbo, Maria Julia Herklotz e Pedro Marostega, na seleção e organização das informações; Carlos Moreira e Evandro Paradela, responsáveis pela arquitetura dos dados; e Fernando Scavasin, responsável pela estruturação e configuração do dashboard.

O sonho de ter acesso e disponibilizar esses dados pelo Instituto Touché teve sua origem quando os fundadores do Instituto, Fernando Scavasin e Heitor Shimbo, medalharam nos jogos Pan-Americanos de 2011 e constataram que não tinham certeza de que haviam conquistado a primeira medalha da equipe de florete da história brasileira. Durante o processo de busca por essa informação, tiveram maior contato com a trajetória da modalidade no Brasil e perceberam a necessidade de resgate e preservação da memória da esgrima nacional como um todo. Imaginemos o quanto isso representa para os envolvidos, a imprensa e a comunidade da esgrima!

A história da esgrima brasileira encontra-se fragmentada, cada pessoa ou instituição carrega um pedaço dessa memória. Assim, destacamos a importância e a necessidade do compartilhamento das informações e conhecimentos acumulados, para que a comunidade da esgrima possa reunir esses dados e escrever sua história, que é tão rica, mas ainda carece de maiores registros, pesquisas e divulgação.

Participem desse sonho, compartilhando suas histórias no portal “Memória da Esgrima Brasileira”!

Fonte: Instituto Touché em 20/06/2020