Club Athletico Paulistano – CAP

Club Athletico Paulistano – CAP

Club Athletico Paulistano – CAP https://institutotouche.org.br/wp-content/themes/fildisi/images/empty/thumbnail.jpg 150 150 Redação Redação https://secure.gravatar.com/avatar/a9c82484ddc8f7aed43e31b2178c0d99?s=96&d=mm&r=g

Club Athletico Paulistano – CAP

Na virada do século XIX, um grupo de jovens paulistanos pensava em se filiar ao São Paulo Atlético Clube, de origem Inglesa. Por não concordar com entidades de influência estrangeira, tiveram a ideia de fundar o próprio clube, genuinamente brasileiro, já que nada de semelhante havia na capital paulista.
Em 29 de Dezembro de 1900, presididos pelo Secretário do Interior da época, Sr. Bento Bueno foi realizada a reunião de fundação do Club Athletico Paulistano, tendo como primeiro presidente o próprio Bento Bueno.
O grupo começou a busca do local para a sede. Aproveitando que muitos da família Prado faziam parte da nova agremiação, foi cogitado um terreno de Dona Veridiana da Silva Prado que arrendou um imóvel à Rua Consolação, onde antes se localizava o Veloce Club Olimpic Paulista de Ciclismo por 250 mil réis mensais, quantia irrisória para a época.
Pelos idos de 1915, cedendo ao progresso, a sede passa à Rua Nestor Pestana, onde hoje fica o Teatro Cultura Artística.
Em 29 de Dezembro de 1917, foi inaugurada a nova sede. O local, que não era bem visto, se tratava de “um charco insalubre” num bairro deserto. Este é o local onde hoje estamos no elegantíssimo bairro Jardim Europa.
Com o tempo, diversas modalidades foram introduzidas.
A ESGRIMA, como não podia deixar de ser, passou a fazer parte deste seleto grupo em 1925, mantendo um caráter de competição e formação, trazendo títulos e destacando o nome do Club Athletico Paulistano e de seus praticantes nos cenários nacional e internacional.

Fonte: Régis Trois D’Ávila