Grêmio Náutico União

Grêmio Náutico União

Grêmio Náutico União https://institutotouche.org.br/wp-content/themes/fildisi/images/empty/thumbnail.jpg 150 150 Redação Redação https://secure.gravatar.com/avatar/a9c82484ddc8f7aed43e31b2178c0d99?s=96&d=mm&r=g

O Departamento de Esgrima do União foi fundado em 22 de abril de 1955 por três esgrimistas de Porto Alegre, Rui Fantoni, Fernando Torelly e Roger Steiger. Em 02 de maio do mesmo ano competiam pela primeira vez pelo clube, vencendo o Torneio patrocinado em homenagem ao “Aniversário da Folha da Tarde”. A partir daí o Departamento vem crescendo em estrutura e resultados.
• Fato relevante após a inauguração foi a passagem do Mestre João Rosa no comando do departamento. Foi este grande mestre que formou os dois primeiros esgrimistas do GNU que participaram de Jogos Olímpicos. Ricardo Menalda e Luciano Finardi inauguraram a participação da esgrima GNU em Olimpíadas em 1992 nos Jogos de Barcelona.
• Em 1991 foi inaugurada a Sala D’armas Cel. Mario Queiroz, na sede Alto Petrópolis, na época, uma das mais modernas da América Latina. O projeto foi dos recém formados Mestre d´armas Luciano Finardi e Ricardo Menalda que assumiram o comando do departamento desde então.
• No final de 1994, O Prof. Alexandre Teixeira assumiu a coordenação do departamento e juntamente com o Prof. Émerson Corrêa, iniciou um trabalho pedagógico adaptado do sistema francês, o “BRASSARD”. O Sistema de Brasões teve sucesso e levou um numero grande de pessoas a entrar e ficar na esgrima.
• Em 2015, foi inaugurada a Sala D´armas na sede Moinhos de Vento com uma estrutura muito boa e com espaço para a esgrima em cadeira de rodas também.
• No final de 2019, o departamento contava com 5 professores, mais ou menos, 140 pessoas praticando o nosso esporte, entre escolinha e equipes da esgrima olímpica e paralímpica.
Participações olímpicas e paralímpicas de técnicos e/ou atletas.
Pequim 2008 olimpiadas, Londres 2012 olimpiadas e paralimpiadas, Rio 2016 olimpiadas e paralimpiadas. Ainda Olimpiadas da Juventude Nanjing 2014.

Fonte: Alexandre Teixeira em 09/06/2020